A idéia de criar uma caixa de ferramentas (toolbox) surgiu da observação das necessidades diárias dos DBAs MySQL. Não se trata de criar super ferramentas, mas, ferramentas simples que podem ajudar os DBAs a realizar tarefas que, sem estas ferramentas, seriam demoradas, chatas, e, algumas vezes complicadas.

Use a vontade! Todas as ferramentas são gratuitas. Contundo, um pedido especial: Se você usou a ferramenta, e, achou ela “bacana”, resolveu um problema, economizou seu tempo, evitou que você deixasse de tomar uma gelada na sexta-feira, e, portanto, economizou dinheiro para sua empresa/cliente? Se a resposta for sim, a qualquer uma destas respostas. Peço que você faça uma doação, de qualquer quantia, a alguma entidade de caridade de sua preferência. E publique aqui a quem foi esta doação.

As ferramentas:

  • alejuice: Vamos fazer um suco? A grande maioria dos usuários de MySQL fazem suas “back ups” através do mysqldump. E, normalmente, o mysqldump faz backup de todo o banco de dados certo? E se você precisar voltar (fazer o restore) de apenas uma única tabela? É aí que entra o alejuice, ele extraí do backup feito pelo banco a tabela requisitada.
  • alemonitor: A grana tá curta e precisa de um monitoramento simples e direto de seus servidores MySQL? O alemonitor monitora disponibilidade, enfileiramento de queries, travamentos, dead locks, replicação, e muito mais. Além disso, envia um email de alerta quando algo sai errado.
BUG
 Se algo der errado ou tiver alguma idéia bacana, por favor, sinta-se a vontade a publicar aqui.