O que são literais no MySQL?

Se buscarmos no dicionário: literais são significados. Descrição de algo, na forma de texto. No MySQL, Oracle, SQL Server, ou qualquer outro banco de dados, uma literal é o conteúdo de uma variável, ou, simplesmente, um valor oferecido para uma comparação.

SET var_Nome = ‘ALEXANDRE’

No exemplo acima estamos atribuído a literal ALEXANDRE à variável var_Nome. Podemos dizer que o conteúdo (ou significado) de var_Nome é ALEXANDRE.

Ah! Entendi!!! Tudo que está entre aspas é uma literal. Não tão rápido. A analogia é boa, mas, imperfeita.

SET var_Eu_Remexo_Muito = FALSE;

SET @var_Preco = 10;

SET @Qtde = 3;

SET @Total = @var_Preco * @Qtde;

FALSE (0) é uma literal que foi atribuída à var_Eu_Remexo_Muito . Apesar de meus filhos adorarem Madagascar, e, eu ser simpatico ao Rei Julian, eu não gosto de dançar. Logo, FALSE ( 0 no MySQL) descreve o conteúdo da variável à qual foi atribuída.

10 é a literal atribuida à variável inteira @var_Preco. Assim como, 3 me diz quanto vale a variável @Qtde. Já a computação (cálculo) das literais contidas nas variáveis de ambiente @Var_Preco e @Qtde descrevem a variável de ambiente @Total.

Então, uma literal pode ser de qualquer tipo: caracteres (string), números, datas, booleanos, ou, até binários.

SELECT * FROM tab_1 WHERE data_compra >= ‘2020-01-01’

A literal ‘2020-02-01’ foi utilizada para estabelecer uma comparação com a data de compra, e, fosse possível filtrar os dados da tabela tab_1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.