MySQL Router – Alta Disponibilidade?

O MySQL Router deveria ser um balanceador de carga e gerenciador de alta disponibilidade para o MySQL. Não deixa de ser. O que me incomoda é sua baixa resiliência, e, minguada capacidade para para administrar números substanciais de conexões.

O MySQL Router é filho órfão do naufragado e péssimo projeto: MySQL Proxy. Um mal ajambrado e ruim projeto, destemperado e sem nexo que inclusive rodava scripts em LUA. Nunca teve apoio, e, cheio de bugs. Tanto que jamais deixou de ser classificado como “Alpha Release”. Com um breve banho de loja, virou, MySQL Router.

Continua tão instável como sempre. Mas, sua eterna limitação de conexões é indecente. Quem precisa balancear um servidor de banco de dados com poucas conexões?

Desde 2016, portanto há 2 anos, existe o bug 80260 que dá conta do limite de 500 conexões. Recentemente, reportei o bug 90739. Mas, devido à resposta, cheguei à conclusão que não haverá correção.

Se o limite do carinha é 500 conexões, se voce tiver 2 servidores, cada um receberá 250 conexões. Oi? Um limite de 500 conexões totais para um cluster só faz sentido se as queries forem MUITO MAL ESCRITAS! Caso contrário, é balela.

Portanto, minha recomendação continua sendo não utilizar o MySQL Proxy 0.8 Alpha, oops, quero dizer MySQL Router 2.1.5.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.