Recentemente, comprei um Apple MacMini (late 2014), que é a última versão. Por força de necessidade, sou obrigado a usar 2 monitores. Tenho 2 (dois) monitores Philips Brilliance 239C. O maior problema, como ilustra a imagem a seguir, é que o MacMini só tem uma porta HDMI, e, nenhuma porta VGA (Velho Golpe do Adaptador). Solução de gênio: comprar um adaptador MiniDisplay Port (Thunderbolt) para HDMI… Este problema, pode afetar também usuários de MacBook Pro e MacBook Air.

Golpe de Mestre. Tenho 1 HDMI + 2 Thunderbolts:  dá para ligar até 3 monitores! E de fato dá. Comprei o adaptador no Mercado Livre, e, 5 dias depois já estava com meu novo MacMini e seus 2 monitores “funfando”. Nice! Fui almoçar, e, quando voltei!

Dude! Nada legal. Ao acordar meu Mac do soninho de almoço, minha tela voltou assim. É o famoso “flicker” ou “flickering”, em bom português: chuvisco da porra!

Não sabia se era Matrix ou Guerra dos Mundos, mas, o fato é que não era divertido. Mexi nos cabos, troquei o adaptador (comprei 2) e o chuvisco lá. Desliguei e liguei o monitor, e, voltou ao normal.

E assim, minha vida se seguiu por quase 30 longos e tenebrosos dias. O famoso: cabo->adptador->troca->xinga->bate->desliga.

 

Tava uma “flickação” só. Me irritei, e, amaldiçoei o Mac, os cabos, a Philips, minha esposa, e, lógico a Apple. Num rompante, numa bela manhã, decidi pedir a ajuda de São Jobs. Acordei, deixei a barbar por fazer, coloquei uma blusa preta de gola rolê, calça jeans surrada, e, meu New Balance 993 cinza. Só não tinha os óculos redondos. Pedi a São Jobs que me iluminasse, caso contrário, compraria um Dell com Windows 10. Blasfêmia!

Estou enrolando vocês… A solução é estúpida e mostra a estupidez que vem tomando conta da Apple.

Solução: Baixe o programa SwitchResX (http://www.madrau.com/srx_download/download.html) e bingo! Resolvido! Abra o programa e ele fará ajustes na resolução e frequência que evitarão os chuviscos.

No meu caso, como ambos os monitores são iguais, eu abri as configurações do monitor principal (HDMI), e, copiei estas configurações para meu monitor secundário (MiniDisplay Port / Thunderbolt).

Agora um momento de seriedade. Para quem vive e respira de tecnologia, e, precisa contar com um excelente equipamento que dure de 3 a 5 anos, a Apple sempre foi um porto seguro. No entanto, os lançamentos depois da partida do Steve, tem deixado a desejar. Equipamentos com discos SATA patéticos, falhas inimagináveis em software e hardware. Não, esta não é a minha Apple. Comecei no Apple ][, e sim, haviam problemas aos montes. Mas, desde os anos 90, estamos acostumados a esperar mais da Apple.

Espero que post ajudem voces.