Estive no MySQL Connect anexo ao Oracle Open World 2012. No ano passado não valeu 😉 Neste ano, podemos considerar como o primeiro evento oficial da Oracle, anexada ao já tradicional Oracle Open World.

O evento aconteceu no Hilton Hotel de São Francisco, bem no centro da cidade, no primeiro final de semana que antecede o Oracle Open World.

Novamente quero insistir, por que a Oracle se daria ao trabalho de fazer um evento anexo ao Oracle Open World para o MySQL se tivesse intenção de matá-lo? Isto só pode ser da cabeça insana de alguém que vendeu o que não deveria ter vendido. Agora é tarde, a Oracle, em minha opinião, está cuidando muito bem sim do nosso querido MySQL.

Tem muita gente choramingando que estão fechando o código do MySQL, que estão mais restritivos quanto à código submetido, e, até mesmo novas idéias.

Você está preocupado que a Microsoft não aceita idéias, não discute com comunidade alguma, altera preços sem comunicar a base de clientes? Eu não, mas também, jamais usaria windows server ou seven 🙂 sei lá o nome 🙂

Eu acho até melhor que a Oracle não esteja aceitando código, idéias, bug reports, adendos de manuais e outras coisas. Mais tempo para mim 🙂

Tenho o usado o primeiro MySQL com pedrigree Oracle, o 5.6. Ah, o 5.5 não conta. No 5.6 várias partes do código, antes, consideradas enigmáticas e de difícil compreensão foram reescritas… do zero!

A Oracle está dando roupagem nova ao MySQL, e, isto foi traduzido no evento de Outubro de 2012 em São Francisco.

No ano passado, no tradicional e já saudoso centro de convenções de Santa Clara, sob a batuta da O’Reilly, o MySQL Users Conference 2011 tinha clima de final de copa do mundo… Daquelas, que o Brasil perde. Pouca gente no estádio, oops, no centro de convenções, desinteressados, atônitos, perdidos, desconcertados. Eu era um deles. Foi o pior de todos os MySQL UC que eu já tinha participado. Palestras repetitivas, gente sem graça falando sobre o que não sabia. Um show de horrores. Aliás, fazia algum tempo os MySQL UC vinha perdendo qualidade.

Agora, sobre nova direção, o MySQL Connect, totalmente, renovado estava muito diferente. Entre o Hilton e o Centro de Convenções de Santa Clara, fico com Santa Clara. Já era, praticamente, um local 🙂 E outra, no meio do vale do silício se atirasse uma pedra no Yahoo, caía na Intel. Uma belezura de lugar (das 7:30 às 21:00, depois, parece que dão um BZIP no lugar e tudo some).

No entanto, uma novidade no MySQL Connect da Oracle – algumas caras novas. Sim, algumas. Por que, outras, continuaram. Alguns sem cabelo e sem barba!

O fato é que a qualidade técnica das apresentações aumentaram e muito. Gente, vale a pena ir uma vez para São Francisco para prestigiar a nossa Sakillinha! Estou falando de São Francisco… cable car, crazy horse, alcatraz, embarcadero, golden gate, napa valley, vale do silício, crazy horse de novo, e, talvez mais uma vez 🙂 E, claro, visitar a nave mãe (Apple).

De qualquer forma, um investimento para toda vida. Além de encontrar gente do Facebook, eBay, PayPal, e, da equipe de desenvolvedores da Oracle, para trocar idéias, aprender, aprender e esquecer algumas coisas 🙂 Nós de TI, todos nós, temos o direito e o dever de irmos uma vez na vida para São Francisco e Vale do Silício.

Tirando meia dúzia de palestra chulé (literalmente, com aquele Zé Ruela que não toma banho, e, se apresenta de meias), a maioria foi de alto nível.

O que mais se falou na Oracle Open World – MySQL Connect 2012:

– MySQL 5.6: de fato, a estrela da festa, e, que promete fazer barulho em 2013;

– Big Data: impressionante a quantidade de gente nas palestras sobre MySQL e big data;

– NoSQL no MySQL e sua integração com MemCache

– O instalador do MySQL Cluster (o laboratório hands on, não funcionou, que feio!)

Em 2013, se a titia deixar, e o fígado permitir, certamente, o titio estará lá. Que tal fazer o bitizinho de meia para irmos juntos?

Resumo: MySQL Connect 2012 foi um sucesso. Melhor qualidade visual. Melhor organização. Mais caro 🙁 Palestras de muito melhor qualidade.

Abraços,

Titio