Será que o Google, Yahoo! e Bing filtram o conteúdo que buscamos na internet? É quase certo que sim. É muito simples, para os grandes buscadores alterar a relevância daquilo que estamos buscando e nos entregar um conteúdo orientado de acordo com as conveniências deles.

Embora estas empresas tenham nascido no cerne do Vale do Silício, criadas por geeks viciados em 0 & 1, com ideologias positivas, e com uma visão muito diferente daqueles que criaram a chamada “velha economia”. Ainda assim, estas empresas se tornarão grandes corporações sedentas por lucro, tal qual as empresas da “velha economia”.

É de se esperar, e nada disso é surpresa, que o conteúdo que nos é entregue nas telas de nossos computadores, quando estamos fazendo alguma busca, seja manipulado, e indexado de acordo com a conveniência de cada buscador. E por que não? Mas, tudo isto é uma outra “estória”.

Agora, pense num buscador opensource, livre, descentralizado, P2P, que você instala em seu próprio computador para se juntar a milhares de outros computadores no mundo para buscar informações na internet. Isto já existe e atende pelo nome de YaCy.

O YaCy é um buscador criado para buscar na internet sem censura e sem frescura. O projeto é recente. Existem problemas não se iludam. Mas, é muito interessante. A idéia de ter uma rede de “amigos” (peer-to-peer) servindo de base para entregar resultados de busca na internet me parece muito legal.

Nada de CPC, CPI, ou CP-aquilo. Nada de links patrocinados, ou, indexação nada relevante do conteúdo que me é entregue.

A idéia não é nova. O YaCy funciona como qualquer outro programa P2P, tal como: Vuze, E-mule (lembram deste), BitTorrent, uTorrent, Shareazaa, dentre outros. Ou seja, você precisa de ter um “cliente” instalado em seu computador para fazer parte da rede. Fato. E, esta é parte que não achei legal.

O YaCy roda um webapp na porta 8090, logo, qualquer bom samaritano poderia disponibilizar um endereço na net para que possamos participar da rede do YaCy, ou seja, usufruir das buscas sem precisar, necessariamente, de instalarmos qualquer app em nosso computador.

A instalação é simples, diria que muito simples. O app já está disponível em Mac, Windows e Linux.

Gostei Muito: de poder contar com amigos espalhados pelo mundo para fazer minhas buscas. Conteúdo sem censura.

Gostei: Do arsenal de ferramentas disponíveis para gerenciamento do servidor YaCy.

Não Gostei: Velocidade e resultado das buscas.

Lógico que há muito trabalho pela frente. Mas, é uma grande iniciativa. Que deve ser apoiada.

Para conhecer mais sobre o YaCy visite o site em http://yacy.net.

Para ver o YaCy em ação, como bom samaritano, preparei um servidor para fazer parte do projeto em tempo integral, o endereço é http://yacy.hti.com.br:8090.

Vamos apoiar esta iniciativa!