Evento do Oficial do MySQL no Brasil – Desapontador!

A versão “Herbert Richers” da conferência do MySQL foi desapontadora. Para quem não sabe, este ano foi a última vez que tivemos a MySQL Users Conference. Quem foi… foi, quem não foi, perdeu. Estive lá na melancólica (e com cara de última mesmo) edição.

Ano passado, tivemos a primeira edição brasileira da MySQL Users Day, Users Conference, não importa o nome. Também em dezembro, no Hotel Renaissance, com mais de 350 pessoas presentes, durante todo o evento.

Neste ano, occoreu, assim como no ano passado, concomitantemente com o Oracle Open World Brasil. Até aí, nada de mais. Mas, percebi que houve um desleixo total na organização. Apesar do suntuoso local (Sheraton), a localização é horrorosa para quem vai de carro. Opa, espera aí? Ninguém pensou na galera que precisa do buzumbão? No mínimo uma falta de respeito, ou, dislexia regional. Acesso ruim, para dizer o mínimo.

Um evento entediante, com apresentações igualmente entediante (a começar pela minha). Não escolhi minha apresentação (foi escolhida). O controle para trocar slides não funcionava (uma vergonha), não pude usar meu notebook para animar o pessoal com apresentação hands-on, e, pior, me deram tão, somente, um microfone no púlpito.  Quem já assistiu alguma palestra minha sabe que eu gosto de movimento. Enfim, uma tragédia anunciada em minha opinião.

Mas, o pior mesmo foi a audiência. Reservou-se um local para 700 participantes, quando o pico registrado foi de 85 pessoas, sendo 12 da Oracle. Quando falei, haviam 53 pessoas. Não é este o problema. Quem me conhece sabe que gosto de falar de 3 coisas, e de 3 coisas somente: MySQL, aviação e mulheres (meu hobby preferido apesar de toda a geekice). Só que isto demonstra a falta de cuidado com o qual o evento foi tratado. Numa sala para 700 pessoas, preenchida com 50, além de ficar feio, é desanimador para quem está lá dentro (audiência e palestrante).

Será que isto animará a Oracle a fazer uma nova conferência no ano que vem? Insisto, não importa a quantidade de pessoas, falar de MySQL e rever amigos é sempre bom, mas, a falta de trato com o MySQL e com o evento foi desapontador.

Quero registrar meu obrigado à Oracle por ter liderado a iniciativa, ao João da Targetware e à Mara da HTI Tecnologia por terem patrocinado o evento.

Quero registrar ainda meus agradecimentos ao TexMex guy Pedro Andrade, Manu, Katya, Airton, todos da Oracle, por sempre cuidarem bem do MySQL e por se deslocarem de seus países para virem apresentar boas novas sobre nosso RDBMS.

Agradecer também ao Mat, R.Nigro e R.Mason por apoiarem o evento, virem de tão longe, para mostrar que o MySQL tem vida longa. Espero que a péssima organização deste evento não os desanime de fazer um próximo.

Enfim, agradecer a todos que compareceram a apoiaram nosso banco de dados.

4 thoughts on “Evento do Oficial do MySQL no Brasil – Desapontador!”

  1. Alexandre, estive no evento e vi que faltou algo mais dinâmico. Percorri mais de 450 km para ir ao evento, e ao chegar lá, como você disse, ônibus teria que ser 2, metrô, no mínimo 4 linhas diferentes, logo a melhor opção foi táxi ( e não a mais barata). Quanto ao evento, algumas palestras foram muito comerciais, e alguns cases, mostraram apenas a empresa, e nada de MySQL.

    Espero que se tiver uma próxima edição, ela tenha mais divulgação, um local mais acessível, e temas mais técnicos e com exemplos práticos.

    1. Rafa, de qq forma obrigado por ter ido. Também não acho que estes eventos devam conter conteúdo comercial. Fique atento ao me blog no ano que vem pretendo fazer workshops on-line mensais.

  2. Obrigado Alexandre por engrandecer o evento, eu participei pela primeira vez e realmente imaginei que haveria um maior número de pessoas presentes, porém foi muito válido e não em arrependi em nenhum momento de ter passado a madrugada inteira viajando para estar lá, estou entrando no mundo MySql e a única certeza que tenho é que vou continuar nele, pelo projeto e pelas pessoas que vi, e especialmente você que foi simplesmente imparcial na sua apresentação. Obrigado pela oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.