Rodar um MySQL servidor em um iPhone ou iPad não faz nenhum sentido embora seja possível. Já rodar um cliente para acessar um servidor remoto encontra algum consenso. Por quê?

Vários são os motivos! Rodar uma determinada tarefa de manutenção… Um REPAIR TABLE pode fazer toda a diferença entre continuar na sala de cinema, e, ter que sair correndo para a empresa ou internet mais próxima. Certo?

Viciados e Paranóicos de plantão podem querer acessar alguma consulta, relatório, estatística… sei lá, tem louco para tudo.

Neste ponto, o mais importante é que é possível rodar aplicativos-clientes que facilitam bastante nossa vida quando este tipo de necessidade bate à porta. Pensando nisso, testei uma verdadeira enxurrada de “programinhas” e de “procarias“. 

Não gostei nenhum um pouco do iMy. Apesar da excepcional interface, só tem um defeito: vive travando! A impressão que resta é que há algum problema de gerenciamento de memória entre ele e o iPhone/iPad. SELECT’s mais extensos travam mesmo!

O que eu gostei mais foi do DBTracklayer. Ao contrário da maioria de seus concorrentes ele é GRÁTIS. Isso mesmo! Free!! Quando a coisa é boa e é de graça a gente desconfia, certo? OK. Mas, antes de publicar este artigo eu tomei o cuidado de usá-lo por mais de 1 mês. E aprovei.

A interface poderia ser mais “jeitosinha”, mas é eficiente. O que eu achei de mais bacana é que já existe uma série de comandos pré-digitados: tem “show” de tudo que é jeito! Outro ponto que me conquistou, é o único que foi feito para DBA’s (provavelmente, por DBA’s). Tem uma parte que auxilia e muito na administração do banco.

De todos os programas clientes para iPx que eu testei, este foi o único que rodou no iPhone 3GS, iPod, e iPad sem apresentar nenhum tipo de problema ou defeito.

Algumas das facilidades que eu adorei:

 

  • lista de comandos administrativos pré digitados: varíaveis globais/sessão, status global/sessão, flush, acesso aos logs, entre outros;
  • criação manutenção simplificada de procedures, functions, events e triggers;
  • facilidade na manutenção de banco de dados, tabelas, colunas, índices, e, views;
  • janela para digitação de comandos DCL/DDL/DML com fácil preenchimento dos comandos;
  • lista de comandos, funções e operadores; 

 

Conclusão: Se voce precisa de um programa cliente móvel, rápido, eficiente e que não vai ficar travando quando voce mais precisa, DBTrackerlayer é o programa que voce está procurando. 

Vale a pena visitar o site do desenvolvedor em http://www.db-tracklayer.com/, antes de baixar via AppStore.