Monty no Brasil    Como ninguém é de ferro… Nosso querido Monty, criador do MySQL(R) e do MariaDB, esteve no Brasil em fevereiro de 2010, para descansar, curtir o carnaval carioca, e também, como não poderia deixar de ser, discutir o futuro do MySQL(R) e do MariaDB.
 
   Pessoalmente, para mim, é sempre um prazer conversar com o Monty. Por eu ser o principal evangelista do MySQL(R) no Brasil, desde 1999, é sempre uma ocasião única estar com o criador do banco de dados open source mais popular do mundo. É um momento de aprendizado sem igual. Monty é sempre muito educado, atencioso, acessível e pronto à nos ensinar.

 
   Conversamos, longamente, sobre o MariaDB: treinamento oficial, certificação, roadmap, compatibilidade entre o MySQL(R) e MariaDB, performance, documentação, suporte especializado de nível L1/L2 e L3.

 

    Compatibilidade entre MariaDB e MySQL(R): será sempre assegurada. A migração do MySQL(R) para o MariaDB se dá de forma simples. Consiste fazer o download do MariaDB, descompactá-lo, baixar o serviço do mysqld do MySQL(R) e subir o serviço do mysqld do MariaDB. Isto mesmo, como o MariaDB é um trabalho derivativo do MySQL(R) grande parte dos serviços (servidores), clientes, e utilitários que fazem parte da distribuição do MySQL(R) tem o mesmo nome.
 
Treinamento Oficial e Certificação: A Monty Program, empresa criada por Monty para desenvolver o MariaDB, em conjunto com a HTI Consultoria e Tecnologia estão desenvolvendo um treinamento oficial de alto nível, assim como, um programa de certificação. E a novidade: teremos material em português do Brasil.
 
RoadMap: Ao contrário do MySQL(R) que está cercado de incertezas, por mais que a Oracle tenha assumido compromisso de não descontinuar o produto, o MariaDB tem um programa de melhoria constante. E o melhor, não existe e jamais existirá plano de vender o MariaDB para o usuário final. O MariaDB será sempre livre, e, sempre gratuito. Existe, ainda, um maior rigor quanto aos fontes de distribuições liberadas aos usuários. 
 
Performance: O MariaDB está mais veloz estável que o MySQL(R). E a idéia é continuar sempre na liderança. A maioria dos programadores que fizeram e, realmente, entendem do código fonte e do funcionamento do MySQL(R) desligaram-se da Sun Microsystems. Boa parte destes programadores estão trabalhando no MariaDB, sem amarras… sem restrições. O resultado disto é um código fonte melhorado e mais performático.
 
Documentação: Está previsto para o segundo semestre de 2010 termos documentação on-line para o MariaDB, inclusive em português do Brasil, colaboração minha e da HTI Consultoria e Tecnologia.
 
Suporte L1/L2 e L3: O MariaDB é livre. Gratuito. No entanto, empresas que desejam ter maior segurança, atendimento de nível superior, e uma maior proximidade com os criadores, poderão adquirir os Pacotes de Suporte (Support Packs). Estes pacotes de suporte visam cobrir todas as necessidades dos usuários do MySQL(R) e do MariaDB. Isto mesmo, o Pacote de Suporte pode ser comparado ao MySQL Enterprise (R), todavia, com atendimento em português em todos os níveis de complexidade: do atendimento mais simples ao mais especializado. Inclusive, com correções e personalização do código fonte.
 
O Monty destacou a importância do Brasil para o MariaDB. E a HTI Consultoria e Tecnologia foi escolhida para ser o ponto de presença do MariaDB no Brasil, pelo seu histórico de engajamento com o MySQL(R) há mais de 10 anos.
 
A primeira Conferência de MariaDB e MySQL(R) no Brasil está confirmada para o segundo semestre de 2010. Faltam acertar alguns detalhes de agenda, porém, Monty me garantiu sua presença.
 
Sites:
 
   HTI Consultoria e Tecnologia: http://www.hti.com.br
   Monty Program: http://askmonty.org/wiki/index.php/MariaDB